Avelã – uma forma de jardim de avelã (avelãs).
Esta planta arbustiva compacta com folhagem verde escura e nozes, atingindo uma altura de até 3 m.
A cultura é despretensiosa e vai se acostumar com uma área suburbana.
É cultivada mesmo nas latitudes do norte, já que algumas variedades de árvores podem suportar temperaturas tão baixas quanto -50 ˚C.
Começa a dar frutos em 4-6 anos.
Mas se você comprar mudas de 3 anos de idade, este termo pode ser encurtado.
Residentes de verão experientes no final da temporada retiram dos arbustos as colheitas abundantes – o suficiente para comer no verão e se preparar para o inverno.
Contents
Avelãs populares
Criadores trouxeram muitas variedades de avelãs. Cada um deles tem suas próprias características – o tamanho e o sabor das frutas, o tempo de frutificação, a resistência a certas doenças. Denotar variedades de nogueira, adequadas para cultivo em qualquer região do país:
• Trebizond adiantado. Colheita de arbustos altos podem ser colhidos até o final de julho. As nozes são grandes, ovais, com um bico ligeiramente pontudo. Eles são fáceis de limpar, porque a fruta é coberta com uma casca fina.
• Kosford. Nozes são colhidas da árvore a partir do meio de agosto. Frutas são grandes, de forma oblonga. A variedade é digna de nota por ser resistente a doenças comuns e à infestação de pragas.
• Vermelho de Varsóvia. O arbusto com folhas vermelhas forma uma forma esférica. Os jardineiros cultivam esta variedade não só para obter avelãs, mas também para decorar o jardim. As frutas são grandes e saborosas.
• Amêndoa. A variedade recebeu esse nome por causa do sabor incomum – as sementes têm um sabor de amêndoa. Frutas – tamanho médio, com casca fina. A árvore, sob as condições de cultivo, traz altos rendimentos.
• Barcelona. A planta desenvolve uma coroa densa e com muitas folhas. Sob condições favoráveis, pode crescer até 5 m de altura. Avelã desta variedade tolera perfeitamente o frio. As nozes são muito grandes, ligeiramente achatadas. Os núcleos da fruta são deliciosos, suculentos, cobertos com uma casca fina. Os coletores começam a colheita no início de setembro. A principal desvantagem da variedade é Barcelona – uma vulnerabilidade à monilíase.
• Romano. A variedade é famosa por nozes grandes, que estão começando a amadurecer em agosto. A planta é resistente a doenças e pragas.
• Halle. A árvore cresce densamente frondosa. Nozes – em forma de cone, grande, com uma casca grossa. Esta semente de avelã é mais adequada para o cultivo nas regiões do sul, já que os frutos só amadurecem até o final de setembro. Halle é considerado a variedade mais prolífica de todas.
Onde cultivar avelãs?
Avelã, sendo uma planta da floresta, prefere quente, ensolarado, bem protegido de ventos fortes. Selecione para o cultivo de uma árvore perto da parede sudoeste ou oeste da casa. Se não houver essa possibilidade, as coberturas podem se tornar uma proteção contra saques. Mas certifique-se de que as plantas estão localizadas para as avelãs não mais perto do que 4-5 M. Caso contrário, o sistema radicular não terá nutrientes.
Nogueiras overgrown será mais fácil de cuidar se colocá-los no nível do solo. Assim, o site será facilmente acessível para processamento – capina no chão, alimentação. Avelã não gosta de terra frequentemente inundada – Cultive-o sempre que muita umidade não se acumule na primavera. A água subterrânea não deve estar a menos de 1,5 m da superfície do solo.
A nogueira é despretensiosa à composição dos solos. Mas você vai ter uma safra alta, se antes de plantar corretamente preparar o jardim. A única coisa que as avelãs não vão tolerar são lugares arenosos, fortemente acidificados e pantanosos. A melhor opção para ele será um chernozem leve e bem drenado.
Se no local dos solos ácidos e podzólicos, os leitos devem ser tratados com cal – a uma taxa de 500 g por 1 m2. Faça melhor no ano anterior ao plantio, caso contrário – a muda jovem não se acostumará ao jardim. Imediatamente antes do pouso, remova as ervas daninhas e cave um local (uma e meia baioneta). Nas camadas superiores da terra, adicione fertilizantes para a melhor sobrevivência de mudas – 50 g de sal de potássio e 200 g de superfosfato. Dimensões dos furos de aterragem – 60 * 50 cm.
Plantio de avelã
O momento de maior sucesso para o plantio de avelãs início de outubro. Como a árvore tem um período muito curto de descanso, na primavera muitas mudas não criam raízes. Se você perdeu o prazo, então o desembarque da primavera é realizado em abril-maio.
Mudas para o plantio de avelã compram em viveiros especializados. Preste atenção ao sistema radicular do material de plantio – não há vestígios de doenças e pragas. Se as raízes estiverem secas, corte as partes afetadas. Mas a poda forte não é permitida – as avelãs não têm força suficiente para o desenvolvimento.
Coloque a muda no buraco de forma que o tronco da árvore fique enterrado 3 a 4 cm mais fundo no solo do que foi plantado no viveiro. Neste caso, o pescoço da raiz não deve ser coberto com o solo. As raízes no poço devem ser cuidadosamente espalhadas e cobertas com terra solta. Depois de plantar a planta, o círculo de estoque é abundantemente regado – 20-25 litros de água. E quando a umidade absorve no solo, cubra o solo usando serragem, casca, lascas ou turfa. Planta plantada cortada a 5-6 gomos.
Mudas prontas para a planta de avelãs
Se você plantar vários espécimes, então aderir a um esquema específico:
• distância entre linhas – 5-6 m,
• a distância entre as plantas é de 4-4,5 m.
No futuro, um jovem arbusto pode exigir suporte. Bastante estaca de madeira, conduzida ao lado. Um tronco jovem está ligado a ele. A árvore adulta não vai mais afundar sob o peso da folhagem e da fruta.
Cuidado com avelãs
Garantir o plantio adequado da planta. O tempo não vai demorar muito. Regras básicas:
• Rega. Apesar do fato de que a avelã não gosta do swampiness, responde bem à rega oportuna abundante. Especialmente é importante em um verão seco – a planta morrerá. Dependendo do tempo, as avelãs são humedecidas 1-2 vezes por mês. Em julho, verifique regularmente se a terra ao redor do tronco secou – durante este período, muitas variedades começam o crescimento ativo de frutas, que precisam de uma abundância de elementos nutritivos. A quantidade de rega dependerá da idade das avelãs. Um espécime adulto exigirá até 50 litros de água morna. Alguns jardineiros não umedecem os troncos, mas despejam a quantidade necessária de água no buraco, cavada nas imediações da avelã.
• Alimentação. Ao fertilizar a avelã, se ela cresce em um solo rico em micronutrientes, use um mínimo de fertilização nitrogenada. Nesse caso, a massa verde cresce em abundância, mas o rendimento diminui. Como fonte de nutrientes, principalmente matéria orgânica utilizada, por exemplo, slurry. Até o início da vegetação, a castanha exigirá potássio e fósforo. Quando o crescimento dos ovários começa, as avelãs podem ser fertilizadas com 0,5% de uréia. No período de frutificação, adicione 1-2 baldes de húmus aos troncos das árvores (com a adição de 100 g de nitroammofoska). No outono, alimente a árvore com cinza de madeira.
• Mulching. Para manter a umidade por mais tempo no solo, atualize regularmente a cobertura.
• Afrouxando. Nos primeiros 3-5 anos, a terra deve ser cuidadosamente processada – para remover ervas daninhas e soltar as camas. Não permita que a camada superior da terra fique coberta por uma densa crosta. Certifique-se de que o círculo de drible não seja menor que o tamanho da coroa. Ao processar uma árvore jovem, não solte o solo profundamente, pois você pode danificar o sistema radicular – 5-7 cm é o suficiente Durante o período de frutificação, as avelãs devem ser deixadas sozinhas.
• Abrigo para o inverno. Espécimes adultos suportam o inverno. Mas mudas jovens precisam de proteção. Nos primeiros 3 anos, cubra o mato com um spunbond. Você pode usar outra maneira – dobrar os galhos no chão e cobrir com lapnik e neve. Então você protege os brotos jovens de fortes rajadas de vento.
Uma regra importante no cuidado de avelãs – poda atempada de plantas. Muitas de suas variedades são bastante expandidas, o que não contribui para colheitas abundantes e é a causa do surgimento de doenças. Produtores experientes cultivam avelãs na forma de arbustos. Remova o excesso de brotos da planta em uma idade jovem. E quando entra na fase de frutificação, só será necessário atualizar as brotações, já que as castanhas são formadas apenas em madeira de um ano de idade. A poda de rejuvenescimento executa-se na primavera e corta os velhos ramos danificados no outono.
Aparar avelãs
Colheita começar a recolher quando as porcas começam a cair fora do invólucro. Faça isso manualmente ou simplesmente agite a árvore. Em seguida, segue o estágio de separação dos frutos do envoltório e secagem da cultura.
Reprodução de avelã
Quando as avelãs “experimentais” dão a primeira colheita, você pode expandir a plantação plantando vários outros espécimes. Agora não é necessário comprar mudas no viveiro – levar o material de plantio da planta-mãe.
Existem 3 maneiras de propagar avelã:
• Sementes. A reprodução de sementes é um assunto complicado. Se você não tem medo de dificuldades, pegue as nozes do melhor arbusto. Plante-os na primavera e no outono. Quando o plantio de outono (final de setembro), encha a fruta 4-6 cm no chão solto. Para garantir as melhores condições de temperatura, preencha os canteiros com mudas, caso contrário as castanhas não irão brotar. Semeadura de primavera envolve uma estratificação preliminar. As sementes põem em um substrato nutriente – turfa, serragem. O recipiente deve permanecer por 2 semanas em um lugar quente (18-22 ° C). E então você pode levá-lo para o porão – você precisa fornecer uma temperatura de +1 … – 5 ° C. Aqui, a fruta deve ser antes do tempo de pouso em uma área aberta. A melhor época para plantar frutas estratificadas é o começo de maio. Se for selecionado um material de semente de alta qualidade, no início do outono as mudas atingirão uma altura de 25-30 cm.
Semente germinada de avelã
• Layouts. Para obter as camadas, um ramo saudável, dobre-se no chão e coloque-se em sulcos rasos. Para “consertar o galho, use grampos especiais. E o topo do comprimento de tiro de 15 cm, coloque-o verticalmente e amarre-o ao pino. No momento em que os brotos jovens começam a se formar a partir dos rins, eles ficam hibernados. Quando o enraizamento ocorre, os “filhos” podem ser separados e cultivados por mais 1 ano. Este método é ruim porque o enraizamento das camadas é lento.
Reprodução de avelã por camadas
• Crescimento raiz. Na base das raízes, formam-se raízes ramificadas – esta é a parte aérea. Separe-os cuidadosamente da árvore-mãe e transfira para um novo local. O procedimento deve ser realizado na primavera. Acelerar o enraizamento pode ser aparando uma parte do arbusto. Este método é o mais fácil, eles são freqüentemente usados por iniciantes para propagar as avelãs.
Como proteger avelãs de doenças e insetos?
Muitas variedades de avelãs são resistentes a doenças e invasões de pragas. Mas se você não plantou tais espécimes no local, terá que ficar atento ao estado do plantio. A causa do aparecimento de doenças (especialmente – fúngicas) é as condições incorretas – seca, inundação, engrossamento da coroa.
A doença mais comum, avelã, com a qual muitos jardineiros são forçados a lutar oídio. É um fungo que afeta folhas e brotos. Eles são cobertos com um revestimento pegajoso acinzentado. Mais tarde, manchas pretas aparecem no molde. É ruim que o fungo possa calmamente invernar no inverno, depois de retornar à planta. Se encontrar nas folhas vestígios de oídio, remova as partes danificadas da planta e queimá-las. A avelã pode ser polvilhada com uma solução a 2% de caldo de cal e enxofre várias vezes com uma pausa de 10 dias.
Infecção de avelã com oídio
Para evitar ou eliminar pragas que já povoaram a folhagem, inspecione regularmente os galhos. Os bugs mais perigosos:
• Gorgulho da porca. Insetos fêmeas roem nozes – elas não podem mais ser comidas. Para libertar a avelã de um gorgulho da castanha é possível escavar profundamente o círculo do coto, como as larvas e os adultos vivem no solo. Pulverização por meios especiais ajudará.
Erva de avelã danificada
• Bigode De Nozes. O besouro afeta os brotos da planta, o que afeta a redução de produtividade. Galhos danificados morrem completamente com o tempo. Os caules afetados cortam e queimam, a planta é tratada com soluções especiais.
Bigode De Nozes
Preste atenção para as plantações de avelãs – sem doenças e pragas não será assustador para eles.