Hippeastrum é uma das plantas bulbosas perenes populares na floricultura interna e da estufa.
Esta flor é muito decorativa devido às suas grandes flores (até 25 cm de diâmetro), recolhidas em 2-6 peças num poderoso pedúnculo.
A gama de cores das formas híbridas varia de tons de branco a vermelho saturado com uma variedade de transições de cores, rachaduras e listras.
Há também variedades com coloração de duas cores, amarelo, verde e laranja de flores.
Hippeastrum é bastante simples de crescer, por isso mesmo um florista iniciante irá lidar com o cuidado dele em casa.
Contents
Hippeastrum – atendimento domiciliar: seleção de material de plantio, plantio, reprodução
Como escolher ao comprar uma lâmpada de hippeastrum?
O material de plantio do hippeastrum deve ser selecionado de acordo com as seguintes regras: os bulbos são examinados quanto à presença de doenças fúngicas (antracnose, estaganose). Espécimes danificados não valem a pena comprar – na melhor das hipóteses eles terão que ser tratados por um longo tempo, na pior das hipóteses – a fábrica vai morrer.
Na época de forçar nos centros de jardinagem, as misturas de bulbos são frequentemente vendidas a granel em pacotes. Em bulbos lisos saudáveis, uma forma simétrica, raízes vivas, escamas marrons douradas. O pescoço e o collum deve ser compacto, sem quaisquer manchas escuras putrefactive porções il moles ou pixels listras vermelhas deprimidos (sinais vermelhos queimar – doença fúngica).
Ao comprar um vaso de plantas, preste atenção às condições das folhas. Se eles são maçantes, caídos, então a planta está doente.
Aterragem
Do modo como o bulbo do hippeastrum foi plantado, seu desenvolvimento depende. Pote para plantio é escolhido dependendo do tamanho do bulbo – deve ser estável para que durante a floração a planta não tombe. Desde esta flor cresce raízes longas, a capacidade de pouso deve ser alta e estreita a partir da borda pote para a distância lâmpada de não mais de 3 cm Além disso, em estreita um gippeastrum flor tigela rapidamente .. O substrato de plantio deve consistir de tais componentes: turfa e terra da folha, húmus e areia (2: 1: 1: 1). No pote, você deve fazer um dreno. A cebola é enterrada em 1/3. Depois disso, o solo é compactado e regado.
Plantar bulbos de hippeastrum
Métodos de reprodução de hippeastrum
Hippeastrum é propagado por sementes e vegetativamente.
Quando a polinização de diferentes variedades das sementes obtidas pode produzir resultados imprevisíveis. Plantar sementes maduras imediatamente após a colheita, pois sua capacidade de germinação diminui rapidamente durante o armazenamento. A profundidade do plantio não deve ser superior a 1 cm, as mudas aparecerão se o regime de temperatura for observado + 20-23ºС após 14-20 dias após a semeadura. Ploshka com mudas colocar em um lugar brilhante. Uma vez por semana, as mudas são alimentadas com fertilizantes minerais complexos, tomadas na metade da dose indicada na embalagem. Período de descanso que eles não precisam. Blossom plantas cultivadas a partir de sementes, começará por 5-6 anos de vegetação.
É mais fácil propagar gippeastrums com crianças, escalas e divisão de bulbos.
Crianças de 2 cm de tamanho são separadas durante o transplante da planta mãe. A ferida no lugar de corte ou quebra é em pó com pó de carvão vegetal. As plantas jovens florescerão 2-3 anos depois. Com este método de reprodução em plantas jovens, há sinais de uma espécie de célula rainha.
Você pode cultivar filhos desta maneira:
• um bulbo grande e saudável é cortado do colo da raiz, as escamas da tampa são removidas;
• faça 2 incisões profundas cruciformes;
• que a superfície da ferida esteja seca, corte os espetos de madeira;
• a lâmpada levemente (somente a parte inferior) é embutida no substrato (areia ou perlita) e colocada em um local claro;
• regada apenas a partir do palete;
• Como resultado, cada ação aumenta os bebês.
Nas incisões no bulbo do hippeastrum, espaçadores
Algumas variedades de gippeas de reprodução holandesa aumentam poucos bulbos de filhas. A este respeito, eles são propagados por escalas. Para fazer isso, lava-se a cebola, corte das folhas ao nível do colo, e as raízes são podadas até 2 cm. Com desinfectantes cebola corte de faca de modo a que cada parte era uma peça de hastes. As secções são secas e tratadas com um fungicida. As fatias obtidas gravado fungicida e 1/3 da sua altura plantadas em vasos com areia grossa ou perlite, com a adição de turfa. Eles criam raízes a uma temperatura de + 20-24 ° C. Os bulbos da filha crescerão cerca de um mês depois.
Hippeastrum – atendimento domiciliar: top dressing
O cronograma e a composição da alimentação dependem do estágio de desenvolvimento da planta. Durante o começo da vegetação (imediatamente depois da floração) o crescimento intensivo de folhas começa, por isso, os fertilizadores devem conter o conteúdo aumentado do nitrogênio. Quando o hippeastrum liberou o pico da flor, ele precisa de suplementação de fósforo e potássio. Aproximadamente um mês antes do início do descanso, a planta é interrompida por fertilização. Para fertilizar hippeastrums, qualquer fertilizante mineral complexo para floração de plantas de interior fará.
Para a nota! Você pode aplicar fertilizantes somente após a rega. Após o transplante das lâmpadas, os fertilizantes são aplicados pela primeira vez após 1,5 a 2 meses.
Hippeastrum – atendimento domiciliar (foto)
O cuidado do hippeastrum é simples e está associado aos dois períodos de vida desta planta – vegetação e repouso.
Derramado hippeastrum de acordo com seu atual estágio de desenvolvimento. No período de descanso, o solo na panela deve permanecer seco ao toque, uma vez por mês despeje água na bandeja para suportar a atividade vital das raízes. Após a liberação da flecha da flor e a extensão das folhas, regada em abundância, mas sem arranjar o “pântano” no pote. Ao fazê-lo, devemos tentar direcionar o jato ao longo da borda da panela, para que a água não suba no bulbo (ela é carregada com a deterioração das escalas superiores). No início do período de descanso, o número de regas é reduzido e, quando todas as folhas morrem, param completamente.
Durante o período de descanso, o pote e a cebola são mantidos em local seco e escuro a uma temperatura de + 10 ° C. As folhas secas e amareladas são cortadas. Após cerca de 2,5 meses, o hippeastrum é rearranjado para o peitoril da janela. Logo o talo da flor deve aparecer. Quando cresce a 10-15 cm, é necessário fornecer a fábrica com boa iluminação até outubro (o começo do resto). Se houver falta de luz (por exemplo, a planta fica em pé durante todo o ano na janela do norte), a lâmpada se soltará e, muito provavelmente, não terá a próxima floração. Hippeastrum é uma planta que ama a luz. É melhor cultivá-lo nas janelas do sul, do sudoeste e do sudeste.
Após a floração, a seta não precisa ser completamente removida – ela é cortada a uma altura de 10 a 12 cm do colo da raiz. Este truque não vai permitir que a planta para gastar energia em vagens de maturação, e, ao mesmo tempo, a lâmpada irá utilizar os nutrientes do restante do pedúnculo. Quando o “coto” murcha, é fácil desparafusá-lo.
Gippeastrums adultos são transplantados a cada 2-3 anos. Neste caso, devido ao fato de que essas flores gostam de “comer bem”, o solo na panela é rapidamente esgotado. Portanto, após cada período de descanso, a camada superior do solo é substituída por solo fresco. Como uma mistura de nutrientes, use uma mistura de 2 partes de turfa e 1 parte de terra de folhas, húmus e areia.
Hippeastrum – home care: pragas e doenças (foto)
A derrota da doença gippeastrum ocorre quando o cuidado está errado. A doença mais comum e perigosa de todas as plantas bulbosas é a estaganosporose (também chamada de queimadura vermelha ou podridão vermelha). Aparece na forma de listras vermelho-tijolo, pontos, divórcios em um bulbo, folhas, pedúnculos, brotos.
Bulbos de Hippeastrum feridos com uma queimadura vermelha
A fonte da infecção é uma lâmpada doente. O desenvolvimento de uma queimadura vermelha é promovido por mudanças bruscas de temperatura com rega excessiva. Quando os sinais de corte vermelho todas as áreas afectadas rot para o tecido saudável, feridas tratadas com fungicidas (Rovral, Maxim, oksihom) e lâmpadas antes do plantio embebido em fundazol (ou outros antifúngicos) durante 20 minutos.
Além disso, gippeastrums são freqüentemente afetados por doenças fúngicas, como fusariose e antracnose.
Quando fusariose a infecção ocorre através de um sistema radicular danificado. Gradualmente o micélio do fungo cresce e obstrui o sistema vascular da planta, como resultado do qual se desvanece e perece.
Para antracnose aparência característica de manchas marrons com uma borda escura ao longo da borda na parte aérea da planta. Fundindo e interrompendo o fluxo de seiva nos tecidos, essas manchas formam vastas áreas de pele morta. O tratamento dessas doenças é reduzido à remoção e destruição dos órgãos das plantas afetadas, ao uso de fungicidas, correção de cuidados.
De pragas de dano de gippeastrum ácaros de cebola, alga marinha e Amarílis, falsidades moles.
Pragas que parasitam a parte aérea da planta são destruídas com uma pequena quantidade de mecanicamente. Para fazer isso, as folhas e pedúnculos são limpos com um disco de algodão umedecido em infusão de casca de cebola ou alho, solução de sabão, álcool. Se houver muitos insetos, então inseticidas são usados (Aktara, Fitoverm, Vertimec, etc.).
Para destruir escorpiões de Amaryllis e ácaros da cebola que vivem entre as escamas do bulbo, o solo na panela é derramado com um inseticida.
Larvas de ácaros de cebola no bulbo do hippeastrum