A amamentação é um processo fisiológico natural que ocorre normalmente em quase todas as mães jovens.
Nas primeiras semanas após o aparecimento do recém-nascido, a lactação se torna estável e regular.
Mas às vezes o leite é perdido.
Felizmente, isso acontece em 3% dos casos, o que geralmente se deve a motivos sérios, e só então é muito difícil reverter esse processo.
Mas muitas vezes, parece que a mãe perdeu leite ou está faltando, em seu poder para estabelecer o processo de se alimentar.
Contents
As principais razões pelas quais o leite é perdido
Uma mãe amorosa procura dar a seu bebê uma nutrição melhor para que ele seja saudável e forte, normalmente ganhando peso. Por isso, às vezes, especialmente mães de primogênitos, são desnecessariamente preocupados e sofrem, se por algum motivo eles perceberem que o leite não é suficiente. Embora vamos repetir: Mãe muitas vezes experimenta em vão.
Mas acontece que realmente não há leite – desapareceu completamente ou quase completamente. Cessação da lactação pode causar:
• desequilíbrio hormonal;
• Consequências da cesariana;
• estresse;
• Grande atividade física da mãe;
• Desconforto psicológico, brigas com o marido;
• Introdução de alimentos complementares, quando isso não é necessário;
• A própria indisposição da mãe em amamentar;
• Aplicação irregular, sono prolongado à noite, separação durante o dia, aumento dos intervalos entre as mamadas, uso de chupeta.
Agora é costume alimentar o bebê sob demanda, mas como regra geral, no primeiro mês o bebê come a cada 3 horas, depois o intervalo aumenta. Uma criança pode comer mais e desfiladeiro. Não se esqueça das horas pré-curtas e não se esqueça de alimentar o bebê no intervalo entre 3-8 horas da manhã.
A doença da mãe pode provocar uma parada da lactação. Se você tiver que tomar remédio, o bebê pára de tomar o seio. Às vezes, depois de uma alta temperatura, o leite “queima”. Portanto, a nutriz é muito importante para cuidar da sua saúde.
Como descobrir se o leite está realmente faltando, é pouco ou não é suficiente?
O bebê está ganhando peso intensamente apenas nos primeiros meses, e então o ganho diminui. Você não precisa comparar seu filho e seu vizinho: afinal de contas, o ganho de peso é estritamente individual, e até mesmo o limite inferior da norma de peso para uma determinada idade é a norma.
Nas primeiras semanas, quando a amamentação está apenas começando, a mama é vertida com força, enchendo-se de leite e a mulher sente isso. Com o tempo, quando o bebê já está comendo por hora, a mama é preenchida com leite quando necessário. Uma mãe inexperiente pode pensar que o leite dela desapareceu.
Se no entanto houver suspeitas, que não há bastante leite no peito, é necessário verificar isto.
Deve haver vários sinais:
1) A criança a ganhar peso inferior a 150 g por semana nos primeiros seis meses. De 7 a 9 meses, o ganho diminui – aqui, por mês, a criança está ganhando cerca de 350 gramas e, com 10 a 12 meses, o ganho de peso é de 270 gramas por mês;
2) Após cada mamada, a criança continua a procurar a boca com o peito, chora, faz movimentos frequentes com a boca. Quando há leite suficiente, as bochechas são infladas e se movem devagar;
3) Pouco não urina e coaxa. A quantidade de micção é muito difícil de calcular, mas o peso diário da urina – você pode. Para isso, é necessário comparar a massa de fraldas usadas e a mesma quantidade de fraldas secas por dia. Se a massa de molhado mais de pelo menos 400 g – não se preocupe. O bebê recebe a comida necessária.
Se o leite realmente desaparecer – o que fazer
Primeiro, não entre em pânico. A tarefa necessária agora é formular o modo correto de alimentação. Se o bebê é alimentado na primeira demanda, o corpo começará a produzir hormônios reflexivamente. A ocitocina é formada pela estimulação dos mamilos e é responsável pela contração do útero e remoção do leite dos ductos torácicos. Há uma reação em cadeia – mais muitas vezes aplicará ao peito, mais o leite se aloca.
Não permita a estagnação – a criança deve sugar completamente e o leite traseiro, para que não se acumule em locais de difícil acesso. Tente posicionar o bebê da maneira mais confortável possível: por exemplo, em uma postura sentada, quando você segura a criança em seus braços, o queixo deve estar voltado para o lado onde está a possível estagnação. Por via de regra, tais lugares são mais próximos das axilas. Nesta posição, a criança irá sugar adequadamente o leite e não será necessário decantá-lo.
Massageie seu peito. Você pode encontrar cursos de massagem em vídeo na Internet. É ainda melhor consultar um especialista em amamentação se você tiver um em sua aldeia.
Para o leite não desaparece, tenta ser mãe calma e feliz. Aprecie a maternidade! Não perca todos os problemas e tensões através de si mesmo. Afinal, você deve crescer uma pessoa saudável e forte!
Durma o suficiente. Se não o seu sonho foi perturbado durante a noite, aproveite o tempo para descansar à tarde.
Coma direito e totalmente. Agora não é a melhor hora para dietas. Se você está amamentando, o metabolismo é acelerado, todos os sistemas de órgãos estão trabalhando ativamente. Recolhidos para a gravidez alguns quilos extras gradualmente e despercebidos sair. Não coma nada afiado, salgado, gordo, frito, limite os produtos doces e alergênicos. Tal dieta de uma mãe que amamenta não permitirá que você obtenha muito. Esta é a base da nutrição adequada.
O organismo é fornecido por todas as vitaminas e minerais. Coma bastante proteína, gorduras e óleos naturais, carboidratos, comendo produtos naturais. Se possível, é melhor escolher frutas e legumes do campo, “da aldeia”.
Aqui está uma lista de produtos que aumentam a quantidade de leite:
• Leite fresco;
• Batatas;
• ameixas;
• uvas;
• cebolas verdes;
• Salada;
• Dill;
• Cenouras;
• Arenque;
• Nozes;
• Arroz integral;
• Misturas do tipo “Baby” para enfermagem;
• Chá com leite.
Coma bastante líquidos, mas não beba muito, especialmente nos primeiros 3 dias após o parto.
O que fazer se a amamentação não for possível
Se, devido às circunstâncias, seu filho ainda precisar de suplementação, é necessário abordar a escolha da mistura corretamente. Nesses casos, os especialistas recomendam uma mistura tão próxima quanto possível do leite materno, para que a criança não sofra distúrbios metabólicos, reações alérgicas, problemas de pele e digestivos. Mais perto da composição do leite feminino, as misturas adaptadas ao leite de cabra com uma proteína de beta-caseína, por exemplo, o padrão ouro da alimentação infantil – MD mil SP Goat. Graças a essa mistura, o bebê recebe todas as substâncias necessárias para ajudar o corpo da criança a se formar e se desenvolver adequadamente.
O leite é perdido – remédios populares, ervas e tratamento de chá
Com problemas com a amamentação, a medicina tradicional pode ajudar. Antes de usar chás de ervas e honorários, a consulta de um médico é obrigatória!
Remédios populares, bem comprovados em mães que amamentam:
1. Infusão de camomila – tome 1 copo três vezes durante o dia;
2. Chás especiais e suplementos alimentares para lactação, que são vendidos na farmácia, juntamente com as instruções;
3. Infusão de ervas erva medicinal (uma colher de sopa é derramada em um copo de água fervida). Um copo de uma bebida durante o dia;
4. Infusão de raízes de dente de leão. Aqui já vai uma colher de chá para um copo de água, para beber durante o dia;
5. Infusão da taxa de tratamento número 1, que inclui:
Anis, endro, folha de urtiga, grama de trevo doce. Esta coleção tomar uma colher de sopa de um copo de água fervente. Um copo de bebida para o dia;
6. Número de coleção 2
Grama orégano, sementes de anis, endro, erva-doce. Aqui uma colher de chá vai para um copo de água fervente, mas um dia você precisa beber 2-3 copos de infusão;
7. Número de coleção 3
Folha de Melissa, sementes de erva-doce em proporções iguais. Despeje uma colher de chá de um copo de água, por um dia para beber 2 xícaras;
8. Infusão de cominho – colher incompleta em um copo de água.
Aparentemente, melhorar a produção de leite dill, cominho, erva-doce, para que esses temperos podem e devem ser adicionados aos alimentos, há pão com cominho. Melissa pode ser cultivada em um peitoril da janela e adicionada ao chá.
Assim, se há um problema com o leite materno na mãe, e é real, é importante descobrir o motivo pelo qual isso aconteceu. Em seguida, tente eliminá-lo e tomar todas as medidas para retomar a lactação.
Normalmente, a eliminação do problema com a lactação requer 3-5 dias. Hoje em dia você não pode se preocupar, se sentir culpado. Sim, o leite materno é um produto valioso, importante para a imunidade, e o sacramento da alimentação dá uma conexão emocional com a criança. Mas se você não pode obter o leite de volta – não importa. Você pode escolher uma boa mistura. E lembre-se que para o seu filho você é a melhor mãe do mundo, para o resto de sua vida a pessoa que é sua principal pessoa.