A capacidade de distinguir e pronunciar corretamente os sons da fala nativa é a principal condição para o sucesso da educação da criança nas escolas primárias e secundárias.
Nos jardins de infância, a preparação para ingressar na primeira série é realizada no contexto de um programa educacional para crianças em idade pré-escolar. Mas os pais também têm uma grande responsabilidade: para que o aparelho de fala e o pensamento da criança se desenvolvam corretamente, é preciso treinar constantemente sua audição fonêmica.
Contents
O que é audição fonêmica?
Se a fala da criança após três ou quatro anos é indistinta, substitui ou confunde sons em sílabas, pode-se dizer sobre o subdesenvolvimento da audição fonêmica. Tanto os professores quanto os pais precisam abordar com urgência o desenvolvimento do discurso do bebê, a fim de eliminar as violações. Talvez seja sobre patologia física: a perda auditiva de uma criança. Neste caso, os médicos precisam de ajuda. Ou talvez o jardim de infância precise de outra ajuda: exercícios regulares para o desenvolvimento da audição fonêmica.
Esse tipo de audição é mais sutil, é o que permite à criança reconhecer o som, sistematizar e distinguir diferentes sons, e depois usar essa informação em sua própria fala.
Determine se a audição fonêmica está bem desenvolvida, os pais podem fazer as seguintes operações de fala:
• A criança ouve um certo som na palavra, chama com confiança ou diz que não existe tal som;
• a criança distingue entre palavras que estão próximas no som mas com significado diferente;
• ele distingue entre palavras que consistem nos mesmos fonemas.
O cérebro dos bebês se desenvolve intensamente, e uma audição fonêmica completa permite que eles resolvam não apenas tarefas verbais, mas também lógicas, morais e estéticas. Quanto mais cedo começarmos a desenvolvê-lo, mais bem-sucedida a pessoa crescerá social e culturalmente. A língua nativa fornece comunicação completa com os pares e adultos, desenvolve a psique, permite que você se junte à cultura.
Na formação da personalidade da criança, a linguagem desempenha um papel único. Ele é o ponto em que emoções e pensamento, memória e imaginação convergem. Por um lado, a criança precisa ser ensinada a reconhecer a fala sonora, por outro – para usá-la corretamente.
Por que desenvolver uma audição fonêmica
Formação de habilidades de fala começa com os primeiros minutos da vida de um recém-nascido – com seus gritos, andando, balbuciando. Mas as primeiras palavras conscientemente gata pronunciam no final do primeiro ano de vida. Durante o segundo ano, a capacidade de pronunciar palavras é melhorada, mas a pronúncia permanece incerta e imprecisa. Até o final do terceiro ano de vida, já é possível traçar os primeiros sinais de imperfeição da audição fonêmica:
• a criança é difícil de pronunciar a palavra, composta por mais de duas sílabas (sílabas – uma combinação de consoantes e vogais);
• A criança pula as sílabas em palavras e substitui os sons.
Se o ambiente é favorável, a criança ouve a fala certa, comunica-se muito e, aos quatro anos, a situação melhora. Em seu próprio discurso, há longas palavras de várias sílabas e sons sibilantes, mas aqui, com os sons complicados do R-LH, há problemas. Aqui vale a pena trabalhar, para não fazer da pronúncia errada a norma. Em cinco anos, o pré-escolar deve aprender a pronunciar todos os sons, sem exceção, para ouvir a construção silábica da palavra e reproduzi-la com precisão.
O que acontece se a criança não lidar com a carga da língua e não houver ajuda oportuna no desenvolvimento da audição fonêmica? Haverá distúrbio de fala persistente devido à percepção equivocada e à pronúncia de palavras. A violação das normas de pronúncia é um defeito grave, que na prática fonoaudiológica é chamado de subdesenvolvimento fonético-fonêmico da fala e automaticamente torna um aluno de classes primárias um estudante em potencial, um máximo de três em russo.
Incapaz de distinguir sons e sílabas separados, o estudante não aprenderá a analisar a palavra, a dividir em sílabas e morfemas (partes), ver uma ortografia – esse é um lugar perigoso na escrita do qual você pode cometer um erro. Mesmo para escrever a palavra corretamente, será impossível, isto é, uma violação persistente das regras dos gráficos será formada.
Problemas não podem ser evitados em um discurso vivo e sonoro. O vocabulário ativo permanecerá pobre, a compreensão da gramática da língua nativa será violada. A criança não será capaz de ler corretamente, criar seu próprio enunciado, entoar sentenças individuais e o texto como um todo, será difícil para ele regular o ritmo e o volume da fala, pronunciar corretamente palavras complexas. Então, inevitavelmente, haverá um desconforto psicológico, que afetará o comportamento.
É necessário desenvolver uma audição fonêmica? A resposta a essa pergunta é óbvia. E é necessário começar não na véspera de entrar na primeira aula, mas muito antes. É melhor começar as aulas a partir de três anos e, no futuro, sempre dar a prática da fala tanto quanto possível.
Como desenvolver uma audição fonêmica
O trabalho de um fonoaudiólogo, professor ou pai é ensinar à criança as formas mais simples de analisar a palavra:
• ajustar corretamente o estresse;
• dividir em sílabas;
• compreender o significado e significado de cada som na palavra;
• destacar consoantes e vogais.
Tendo ensinado as crianças a resolver estes problemas, é possível prepará-los perfeitamente para a etapa mais importante do treino – para analisar a composição sonora da palavra. Tendo aprendido a diferenciar sons e pronunciá-los corretamente, os bebês rapidamente dominarão os fundamentos da leitura e da ortografia adequadas.
O que ajuda no desenvolvimento da audição fonêmica? Exercícios! A descrição das formas mais eficazes de trabalhar com crianças pequenas é fornecida abaixo. Mas antes de tudo, notamos que a metodologia é baseada em um treino consistente seis etapas:
• a base do treinamento fonêmico – reconhecimento de sons produzidos por vários sujeitos (os chamados sons não falados);
• distinguir entre timbre, força, altura da voz, ou seja, soar a fala ao vivo;
• distinguir palavras que são muito próximas no som (conjunto de fonemas);
• discriminação de sílabas individuais;
• discriminação de sons individuais de fala;
• dominar os conceitos básicos de análise e síntese de palavras.
Não é difícil dominar os exercícios para cada estágio. A forma do jogo para a criança é natural, não causa rejeição, sendo a única aceitável para as crianças. Resta preparar uma apostila para as lições sobre o desenvolvimento da audição fonêmica (fotos e imagens recortadas de revistas, objetos sonoros, etc.) e estudar os métodos de trabalho.
O primeiro estágio
O estágio inicial do trabalho permite criar uma base, uma base para o desenvolvimento da audição sutil e é adequada para crianças muito pequenas. O que devo fazer? Jogue! Por exemplo, no jogo “Adivinha o que soa”. Situações domésticas podem ser jogadas: o som de água corrente, o som de pratos, os passos de um homem, o miar de um gato, o farfalhar de papel.
Outros exercícios para esta etapa:
• “sons mágicos”. Juntamente com a criança, preencha sacos de tecido, recipientes de plástico opaco ou apenas caixas de fósforos com qualquer material “som”: garupa, clipes de metal, botões. É necessário adivinhar pelo som que está dentro.
• Convencional “Homem Cego” é perfeito para resolver problemas fonêmicos. A criança precisa se mover em um som específico, por exemplo, batendo palmas ou tocando a campainha.
• O Lápis Mágico. Dê à criança um lápis comum em suas mãos e peça-lhe para bater em vários objetos de madeira, vidro, metal, papel.
• “Clap!” A criança precisa repetir para um adulto o ritmo de palmas e pausas alternadas de diferentes comprimentos. Primeiro, o exercício é feito com os olhos abertos, então você pode complicar: vendar um lenço ou apenas fechá-los.
Para deixar claro como lidar, veja vídeos informativos sobre o desenvolvimento da audição fonêmica. O vídeo ajudará não só a entender a lógica da sessão, mas também a dominar os métodos mais eficazes de trabalho.
O segundo estágio
No próximo nível, você precisa mostrar à criança a diferença na qualidade da fala humana.
• “Quem está falando?” Anote no gravador de voz as vozes dos adultos familiares à criança (mãe, avó, pai, irmão ou irmã) e necessariamente – a voz do bebê. O caminho adivinha quem é dono da voz.
• “Três ursos”. Este exercício é uma imitação. Leia um conto de fadas sobre os três ursos juntos e fale pelos personagens. A criança deve ser adivinhada quando a mãe-urso, a mãe ursa e o ursinho dizer.
• “Alto ou quieto?” Pense nas ações que a criança deve realizar com a voz de uma mãe quieta e quando alto.
O terceiro estágio
Aprender palavras é um grande trabalho para o cérebro. O principal é entender como fazer os exercícios corretos para o desenvolvimento da audição fonêmica. Doshkolenok está pronto para passar para o próximo nível, assim que ele começar a lidar infalivelmente com as tarefas.
• “Corrigir – errado”. Prepare imagens vívidas representando diferentes objetos. Mostre do bebê e chame, mas não corretamente, e substitua a primeira letra da palavra por outra. Por exemplo, em vez de uma vaca – um javali, em vez de uma cadeira – futul, em vez de um copo – kashka, etc. Ouvindo a palavra certa, a criança bate as mãos ou bate o pé.
• “Escolher”. Cole as imagens de papelão com palavras semelhantes no som (gato-urso-rato, cebola-besouro-árvore, cabra-cuspir-orvalho). Mamãe diz a palavra e a criança escolhe a foto certa.
Quarta etapa
Nós aprendemos a distinguir sílabas. Aqui é importante dar um conceito primário do que é uma sílaba. Você pode começar com o fato de que as palavras podem ser curtas e longas. Então, batendo palmas, usando a entonação, divida as palavras em sons de vogal em partes.
• A criança primeiro diz as palavras com a mãe, depois tenta dividi-las em partes por conta própria. Dizemos e aplaudimos: ba-bush-ka, pal-ka, kosh-ka, ma-ma, para-em-peso-ka, lo-pat-ka, kro-vat-ka etc. Assim que a criança compreender a essência, pedimos a ele que bata as próprias palavras.
• “Sair”. A tarefa da criança é saber qual sílaba é supérflua na série. Por exemplo, um adulto diz: shih-she-shih-shi. Ouvi o sonoro “zha”, você precisa bater.
Quinta etapa
Simples para a percepção das crianças, mas um estágio muito importante é a pronúncia correta dos sons. Você pode introduzir o conceito de “som”, dizendo que cada palavra consiste em vários sons. E então jogue neles.
• “Eu reconheci você!” Concorde com a criança que som ele deveria aprender. Então o adulto diz alguns sons seguidos, e a criança, batendo palmas em seu “som”, bate palmas.
• “Quem Soa?” Para o desenvolvimento da audição fonêmica, os exercícios mais simples são imitações. Por exemplo, é necessário reproduzir os sons da natureza: zumbido de um mosquito (ж-ж-ж), rosnar de um tigre (р-р-р), cantar um esboço ou um vento (с-с-с).
• Você pode brincar com o bebê, pelo contrário. A mãe produz um som característico e a criança deve adivinhar como soa.
Sexta etapa
O nível mais alto de complexidade é analítico. Aqui você precisa coletar todo o conhecimento que a criança tem. Aqui estão alguns exemplos de exercícios.
• “Conte os sons”. O adulto pronuncia um som ou uma combinação sonora complexa, e a criança deve determinar o número de sons (1 som, 3 sons).
• “Carta de perda”. O adulto chama a palavra, pulando um som. A criança precisa encontrar a letra que falta e nomear o som (pássaros … ka, s … ol, nós … o).
• “O que está dentro?” O adulto chama a letra que a criança deve ouvir no meio da palavra e pronuncia as palavras. Assim que o som desejado soar, você precisará bater (l – stick, f – wafer).
Não é tão difícil dominar os métodos de desenvolver uma orelha fina como pode parecer. Os exercícios mais eficazes para o desenvolvimento da audição fonêmica são aqueles em que a criança ouve, analisa, age (palmas ou pisões) e pronuncia sons.
Envolvendo-se com o bebê desde os primeiros anos de vida, os pais antecipam a formação de distúrbios da fala e preparam a criança para aprender a ler e a escrever corretamente. Bem, se a violação já apareceu ou apenas começou a se formar, as aulas regulares ajudarão a lidar com o problema mais rapidamente.